Lilypie Angel and Memorial tickers

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Vacinar ou não vacinar contra o virus H1N1... eis a questão!



Olá a todos! Como passaram o fim-de-semana? Eu tenho andado com imensos enjoos, não vejo a hora disto passar... na próxima consulta vou pedir ao médico para me medicar que não aguento mais... tudo me dá enjoos, principalmente a cozinha...

Hoje fiquei um pouco preocupada por causa daquela noticia da grávida que perdeu o feto de 8 meses, 3 dias depois de ter levado a vacina da gripe A... se está relacionado ou não, acho que nunca saberemos, pois mesmo que esteja, isso não deve vir a público porque iria causar um grande pânico nas pessoas! Eu tenho estado muito reticente em relação a este assunto... é certo que a gripe A não me assustava até há bem pouco tempo e achava que as pessoas estavam todas a exagerar com esta história da gripe dos porcos... aliás, continuo a achar... isto no que se refere a pessoas saudáveis! A gripe sazonal pode ser bem mais grave que a gripe A e, como diria uma amiga minha (sim, és tu Ritinha), muito mais me preocupa uma tuberculose que tem vindo a aumentar ou uma pneumonia! A gripe A é realmente preocupante em grupos de risco e foi a partir do momento que me passei a incluir num grupo de risco, que esta começou a preocupar-me... principalmente, pelo meu filhote! As grávidas têm 10x mais de probabilidades de complicações, internamento, morbilidade e mortalidade... as probabilidades de um aborto espontâneo também aumentam... o que deveria levar-me a querer tomar a vacina da gripe A... mas não! A vacina não está suficientemente testada e não sei se não trará complicações a longo prazo, principalmente para o meu bebé que ainda está em formação! A Suiça não autoriza a vacina em grávida, em menores e em idosos... devido aos adjuvantes! Em Espanha estão a vacinar as grávidas com vacinas diferentes dos restantes grupos, sem adjuvantes... porque não há informação suficiente como funcionam as vacinas com adjuvantes para os fetos! São muitos os médicos que aconselham a levarmos a vacina... são muitos os médicos que aconselham a não levarmos e a dizer que eles próprios se recusam a ser vacinados!
E nós, futuras mães, ficamos numa ansiedade tremenda sem saber o que fazer...


3 comentários:

  1. Hummm, ainda é um feijãozito e já está a provocar dúvidas existenciais à mãe!!! Quando chegar a altura do "que comida dar", "que escola escolher" é que vão ser elas!!ehehehehe!!!
    Falando a sério, fazes bem em informar-te, eu já andei a fazer o mesmo (mas sem feijão!), e a conclusão a que cheguei foi...nenhuma! Cada um diz a sua!
    Lê as indicações da Organização Mundial de Saúde! Mas dá o devido desconto ;)

    ResponderEliminar
  2. Não tenhas receio do que está para vir... com ou sem vacina o teu feijãozinho irá desenvolver-se e acredita que nenhum médico te irá pedir para te vacinares sem saber o que está a fazer, não creio que a vacinação seja perigosa e mais te digo tenho 3 amigas que perderam o bebe recentemente e não estavam vacinadas, o que tem que acontecer acontece!
    P.S.: PArabens

    ResponderEliminar
  3. Não fique com medo disso porque a sua gestação está quase no fim, o bebê está vindo. Procure não ficar em lugares fechados com poucaventilação, se alimente bem, tome bastante líquido...

    "A gripe sazonal pode ser bem mais grave que a gripe A" - mas não é! Já foi comprovado que a gripe A é mais letal. Mas a OMS disse que a contaminação está diminuindo, e pelos comentários em jornais o vírus está perdendo sua força.

    Então...procure se cuidar, não ande com pessoas doente, lave bem as mãos sempre que chegar da rua, não coçe os olhos...etc...etc...

    e tenha um finalzinho de gestação feliz!


    Boa sorte

    ResponderEliminar